Automação de tarefas e processos: a chave para uma empresa mais eficiente

Você está cansado de perder tempo com tarefas repetitivas e manuais?

Você quer melhorar a eficiência da sua empresa e reduzir custos?

Então a automação de tarefas e processos é a solução ideal para você!

O que é automação de processos e como ela ajuda o seu negócio

Quando se fala em automação é provável que muitos pensem no termo relacionando-o ao meio industrial, com máquinas e robôs de alto custo realizando tarefas que antes eram desempenhadas por um ser humano. Esse tipo de visão é compreensível, mas não se engane, seu uso é bem mais amplo que isso.

Antes de falar sobre automação de processos é necessário entender o que seria automação, para assim compreendermos seu uso na área de negócios. Em um breve resumo, pode se dizer que a automação não se trata apenas de uma solução mecânica, mas também tecnológica, e tem como objetivo principal tornar os processos mais eficientes. A partir desse conceito é notável o uso cada vez mais frequente da automação por empresas de diversos portes, como uma forma de ganhar destaque no mercado e melhorar os seus serviços.

Mas o que seria automação de processos?

A automação de processos é na verdade uma técnica de Gestão de Processos de Negócios ou Business Process Management (BPM), que são diversas práticas com o intuito de melhorar os processos de uma empresa e aumentar os seus resultados. Seu objetivo é identificar serviços repetitivos e manuais para assim integrá-los ou automatizá-los, por meio de interfaces, softwares ou aplicativos.

Quais são suas vantagens?

A implementação da automação de processos oferece vários benefícios a sua empresa, como por exemplo a integração de serviços, mais eficiência nas tarefas desempenhadas, mais produtividade e o mais importante, redução de custos.

Independente se o seu negócio é recente ou não, você provavelmente vai precisar fazer uso da automação de processos em algum momento, então quanto mais cedo isso acontecer melhor. É necessário ficar atento às tarefas que são desempenhadas dentro da sua empresa ou setor, para assim identificar as possíveis mudanças.

Como a automação de processos funciona?

Para se ter uma ideia mais clara de como funciona a automação de processos, vamos dar um exemplo de projeto da própria Linky com o site Monitor de Mercado. Para quem não conhece, o Monitor exibe notícias, dados e informações importantes sobre as principais empresas do Brasil, com objetivo de aumentar a transparência no setor privado e ajudar nas escolhas dos investidores no mercado de capitais.

Em outubro de 2017, a Linky desenvolveu para o site um sistema automatizado com robôs utilizado até hoje. Esses robôs monitoram páginas e PDFs com notícias oficiais de diversas fontes relacionadas às empresas da Bovespa, transformam esses textos, destacam as palavras chaves e os metadados das empresas relacionadas e divulgam as notícias no site do Monitor. Essa primeira parte atraiu novos sócios e com os investimentos adquiridos foi pensada a possibilidade de uma nova etapa.

Na segunda fase a Linky desenvolveu robôs que importam dados de fontes oficiais, realizam cálculos com base em analistas e disponibilizam as informações no site para os investidores. Foi criado também um comparador de ações de empresas, um diferencial importante para a segunda fase .

Podemos observar que a automação de processos no Monitor do Mercado permite que o projeto trabalhe com uma quantidade gigantesca de dados identificando novas informações em poucos instantes, algo impossível para equipes normais de comunicação. A tecnologia permitiu a criação de novos serviços como o comparador de empresas e serviços pagos oferecidos pelo projeto.