Automação de tarefas e processos

Postado em 22 de Julho de 2019 - Blog

Mão de uma pessoa de terno apontando para linhas azuis mostrando que com a Linky você otimizar os processos de sua empresa

O que é Automação de Processos e como isso pode ajudar o seu negócio a crescer

Desenho de um robô vermelho em cima de um prédio.

Quando se fala em automação provavelmente algumas pessoas pensarão que o termo está relacionado ao meio industrial, com máquinas e robôs de alto custo que desempenham tarefas que antes eram desempenhadas pelo ser humano. É comum pensar em engrenagens a todo vapor, mas não é só isso, o assunto é bem mais amplo. 

Em um breve resumo, pode-se dizer que a automação não se trata apenas de criação de mecanismos engenhosos para execução, mas podemos pensar em soluções tecnológicas que têm, principalmente, o objetivo de tornar os processos mais eficientes. Posto isto, cada vez mais empresas e as indústrias dos mais variados segmentos buscam por automação, assim, visando alcançar melhorias significativas de serviços e atendendo as demandas da sociedade.

 

Automação de Processos? Como assim?! 
Automatização já não é um Processo?

Automação de Processos é uma técnica de Gestão de Processos de Negócios - Business Process Management (BPM) -, ou seja, são as práticas com o propósito de melhorar os processos de uma empresa e por consequência, aumentar resultados. Seu objetivo é identificar serviços repetitivos e manuais para assim integrá-los ou arranjá-lo de maneira apropriada para ser executadas por si só através de interfaces, softwares ou aplicativos.  

 

Quais são suas vantagens?

A implementação da Automação de Processos oferece vários benefícios para a empresa, como por exemplo, a integração de serviços com mais eficiência nas tarefas desempenhadas e produtividade, isto é, melhora a relação de custo-benefício uma vez que há redução de gastos.  

Nos dias de hoje, independentemente do tempo de negócio, devido às demandas e cobranças do mercado, em algum momento os empresários sentem a necessidade de fazer o uso da Automação de Processos, e quanto mais cedo se investir nesse recurso, mais destaque é alcançado. Porém é necessário ficar atento às tarefas que são desempenhadas dentro da empresa ou setor para acompanhar as possíveis mudanças decorrente dos avanços tecnológicos, já que cada vez mais, em intervalos menores, as pesquisas tecnológicas dão grandes saltos.

 

Mas pera lá... como funciona
a Automação de Processos?
 

Para ilustrar como de fato funciona a Automação de Processos, podemos apontar, como exemplo, o caso do projeto da Linky para o site Monitor de Mercado: o Monitor do Mercado é uma empresa, que por meio de seu site, disponibiliza uma série de notícias, dados e informações relevantes sobre as principais empresas no Brasil com o objetivo de oferecer aos seus visitantes/leitores a possibilidade de verificar os acontecimentos do mercado, colaborando para a transparência de dados para o setor privado, funcionando como fonte e assistindo investidores em tomadas de decisão.

Em outubro de 2017, a Linky desenvolveu para um sistema automatizado com robôs utilizado até o momento. Os robôs têm a tarefa localizar e monitorar as páginas dos sites e os arquivos em PDFs na Web que possuem notícias oficiais relacionadas às empresas da Bovespa. Além disso, os robôs convertem os arquivos em textos, como também destacam as palavras-chaves, os metadados das empresas relacionadas e publicam no site do Monitor. Essas ações são executadas pelo sistema, o que faz com que o corpo de funcionários tenha a possibilidade de realizar atividades mais complexas. Desde a implantação do sistema e seus robôs o Monitor de Mercado atraiu novos sócios e assim planejamento de novos investimentos para Automação.

Assim, podemos observar que a Automação de Processos instalado no Monitor do Mercado permitiu com que o projeto trabalhe com uma quantidade gigantesca de dados, identificando novas informações em poucos instantes, algo impossível para equipes de funcionários de Comunicação. A tecnologia deu as ferramentas essenciais para a criação de novos serviços como: o comparador de empresas e serviços pagos oferecidos pelo projeto.  

Depois de ler todo esse conteúdo provavelmente que você já queira colocar a mão na massa e a Linky tá aqui para te ajudar. Vamos conversar!

  • Tem ideias? Tem alguma dúvida? Quer verificar como a Automação de Processo pode fazer você ser destaque e um sucesso?

Entre em contato conosco através do e-mail: contato@linkysystems.com